As 10 maiores audiências na TV do Pernambucano 2018, de 791 mil a 1,4 milhão de telespectadores

A grade de transmissão do Campeonato Pernambucano de 2018 teve 33 jogos envolvendo o trio de ferro, totalizando 2.970 minutos de futebol ao vivo. É o maior dado desde que a competição passou a ter a concorrência da Copa do Nordeste, em 2013. Um ano antes disso, quando a disputa local reinava sozinha no primeiro semestre, o Estadual teve 38 partidas exibidas no Grande Recife. No entanto, nesses seis anos de intervalo, o cenário mudou, com a ampliação do pay-per-view e a implantação de novas plataformas. Na tevê aberta, a transmissão ocorreu novamente na Globo Nordeste, o canal detentor dos direitos desde 2000 – e com contrato já estendido até 2022.

Apesar da ampliação da fase eliminatória, agora iniciada a partir das quartas de final, a maior audiência desta edição foi no Clássico das Multidões pelo turno – o único jogo acima de 40 pontos, segundo a Kantar Ibope Media, que mensura a audiência em sinal aberto na região metropolitana. Na ocasião, o jogo envolvendo as duas maiores torcidas da capital também foi marcado pela ação truculenta da polícia militar, com dezenas de torcedores corais feridos – fato noticiado e repercutido durante a transmissão, que teve uma média de 1,4 milhão de pessoas. No mata-mata, o maior dado registrado foi na semifinal em Caruaru, realizada numa quarta-feira à noite, horário de maior peso para o futebol na tevê se comparado à tarde de domingo. E as finais ocorreram justamente em dois domingos, com ambos os jogos acima de 1 milhão de telespectadores. No top ten, são 7 jogos do Sport (nos três primeiros lugares), 4 do Náutico e 2 do Santa.

O campeonato estadual vencido pelo Náutico passou em outras três plataformas audiovisuais, no pay-per-view, via Premiere; na tevê por assinatura, com o SporTV exibindo dois jogos da grade do PPV; e também na internet, que pela primeira vez contou com um jogo do trio de ferro – e de forma exclusiva, via globoesporte.com, uma vez que Sport x Salgueiro, pela decisão de 3º lugar, saiu da grade da televisão. Vale destacar que outros oito jogos passaram na web, num projeto da FPF envolvendo apenas times intermediários.

Em 2017, os três grandes clubes do Recife tiveram todos os seus jogos transmitidos – 14 na ocasião. Em 2018 os números foram distintos, a partir da grade durante o turno, com a Globo priorizando o Sport, uma vez que Náutico e Santa também estavam com jogos no Nordestão, e no mata-mata, com tricolores (quartas) e rubro-negros (semi) caindo antes da decisão. Ou seja, o Náutico acabou se dando bem no mata-mata, com quatro jogos na Globo – na fase classificatória teve apenas dois. Abaixo, um gráfico com o número de transmissões do timbu, do leão e da cobra coral (Globo, Premiere, internet e geral). De 2012 a 2018, o número de jogos por plataforma foi o seguinte:

Total: Sport 96, Santa 88, Náutico 82
Globo: Sport 62, Santa 46, Náutico 42
Premiere: Santa 50, Sport 48, Náutico 47
Internet: Sport 1, Náutico 0, Santa Cruz 0