PODCAST #189

A partir do título brasileiro do Corinthians, o sexto em apenas 25 anos, o podcast traça uma ampla e detalhada análise da estrutura e das desigualdades do futebol brasileiro. O processo de “espanholização” estabelecido pela atual distribuição das cotas de TV já pode ser sentido na prática? O Corinthians se transformou no maior clube do país e o Flamengo caminha no mesmo sentido?

189_COTAS

Uma das questões cruciais do debate foi: O que os demais clubes podem fazer? O modelo de divisão de cotas do futebol inglês é utópico para a nossa realidade? E o modelo de transmissão da NFL seria viável a médio prazo? Será que os clubes fora do eixo podem enfrentar a Rede Globo e negociar seus jogos com outra emissora?

189_pergunta2

E trazendo o debate para a realidade de Pernambuco e do Nordeste: A divisão de cotas do Estadual é tão injusta quanto a do Brasileiro para os clubes menores? E será que Sport, Santa e Náutico deviam mesmo receber cotas iguais?  E a forma de distribuição da Copa do Nordeste, onde todas as equipes (com exceção das do Maranhão e Piauí) recebem a mesma cota é correta? Ou será que, neste caso, os maiores clubes da região são prejudicados?

O debate foi intenso. E imperdível.

Na segunda parte do programa, os temas factuais: Chances do Sport conseguir um lugar na Libertadores, o acesso quase certo do Santa Cruz e o conturbado processo eleitoral do Náutico.

Ouça agora. Ou quando quiser.