Na semana passada, iniciamos os contatos com os dois candidatos à presidência do Náutico, Marcos Freitas e Edno Melo, para marcar uma edição especial do Podcast 45 Minutos. Nossa intenção era que o programa acontecesse na quinta-feira (03/12), porém ambos alegaram incompatibilidade de agendas profissionais. Tentamos então marcar para a sexta-feira às 11h. Marcos Freitas aceitou participar e Edno Melo ficou reticente alegando que os debates anteriores nas rádios Transamérica e Jornal haviam sido desgastantes. Em um novo contato, na quinta à noite, onde foi reforçado que o formato do programa não seguiria o mesmo modelo dos debates e seria uma conversa mais informal, Edno Melo aceitou participar, mas pediu que o podcast fosse gravado na segunda-feira – mantendo o horário das 11h. Concordamos com a mudança e informamos a Marcos Freitas, que também aceitou a remarcação.
Na última segunda-feira, 50 minutos antes do início do programa, procuramos o candidato Edno Melo para a confirmação do horário da sua chegada para a gravação do Podcast. Em uma rápida e objetiva conversa de 40 segundos, Edno nos informou que não iria participar do programa por dois motivos: as críticas feitas no Twitter por um dos integrantes da equipe – João de Andrade Neto – e para atender a uma orientação da assessoria.
Repassamos aos ouvintes, através do nosso perfil do Twitter, as justificativas apresentadas pelo candidato do grupo Vermelho de Luta, Branco de Paz para não participar do programa.
Em seguida, o perfil oficial da candidatura de Edno Melo no Twitter (@VLBP20) justificou a ausência afirmando que já havíamos sido informados da não participação de Edno por estar sem agenda na manhã de segunda-feira devido a uma entrevista marcada com a TV Globo. Entrevista que, na verdade, estava marcada para 14h do mesmo dia e que também aconteceria com os dois candidatos.
E, é importante deixar claro, que em nenhum momento este compromisso nos foi repassado pela assessoria ou pelo próprio candidato – com quem, desde o início, agendamos diretamente a participação no Podcast desta segunda.
Após a postagem do grupo Vermelho de Luta, Branco de Paz no Twitter, passamos a ser pressionados e questionados por dezenas de pessoas nas redes sociais a divulgar o áudio da conversa em que Edno Melo justifica os motivos de não comparecer ao programa. A credibilidade e ética do Podcast 45 Minutos foi colocada em xeque a partir de uma informação inverídica postada no perfil oficial da candidatura no Twitter.
Por isso tornou-se necessária a divulgação do áudio.