PODINDICA #174

Os rumores da negociação entre a Puma e o Santa Cruz acabaram originando não apenas um dos temas debatidos na edição #174 do Podcast, mas serviram de base para a indicação de um documentário e um livro sobre a história dos irmãos Adolf e Rudolph Dassler, fundadores da Adidas e da Puma, que alimentaram uma rivalidade de mais de 60 anos.

O documentário Adidas x Puma foi produzido pelo canal Management TV. Veja aqui:

  • Parte 1
    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=0oyAJcNsGZk]
  • Parte 2
    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=NVSWFXGGcEc]
O LIVRO

A história é um dos temas abordados no livro “Invasão de Campo – Adidas, Puma e os bastidores do esporte moderno”, de Bárbara Smit. Clique na imagem para ler alguns trechos do livro. invasao

UM RESUMO DA HISTÓRIA

A rivalidade entre os irmãos chegou a dividir os habitantes de uma cidade e durou cerca de 60 anos. Na década de 1920, os irmão eram sócios da empresa Dassler Brothers Sports Shoe Company, que tinha sede na cidade de Herzogenaurach, na Alemanha. Adolf era quem pensava e desenvolvia os sapatos, enquanto Rudolph os vendia. Os irmãos aderiram o partido nazista quando Hitler tomou o poder, em 1933, mas, mesmo assim, conseguiram convencer o americano Jesse Owens a utilizar seus tênis na Olimpíada de 1936, quando o atleta venceu quatro medalhas de ouro. A vitória do americano deu grande exposição aos sapatos e a marca explodiu.
Apesar do sucesso nos negócios, as esposas de ambos não se davam bem e auxiliaram para o início do conflito. A história que impulsionou o “ódio” entre os irmãos aconteceu na Segunda Guerra Mundial, quando em um bombardeio, Rudolph e sua mulher se juntaram a Adolf e sua esposa para se proteger. A mulher de Adolf teria dito que “os bastardos estão de volta”, se referindo às forças aliadas, mas a mulher de Rudolph convenceu o marido de que o comentário se dirigiu a ela e sua família. Além disso, quando Rudolph foi chamado para o serviço militar ele suspeitou que tudo havia sido tramado por seu irmão e sua esposa para que ele fosse afastado dos negócios da empresa.
Em 1948, os irmãos decidiriam se separar e criaram duas empresas, dividindo os empregados. Adolf criou a Adidas, junção de seu apelido (Adi) com o sobrenome Dassler, enquanto Rudolph criou a Ruda – junção das inicias de seu nome e sobrenome -, mas posteriormente mudou para Puma, pois acreditava que esse nome soava mais atlético. Os dois construíram fábricas concorrentes em lados opostos da cidade e criaram uma grande rivalidade entre os moradores, fazendo com que algumas empresas locais vendessem apenas tênis de uma marca ou outra. Herzogenaurach chegou a ficar conhecida na época como “a cidade dos pescoços tortos”, já que os moradores olhavam primeiro para os sapatos da outra pessoa antes de iniciar uma conversa.
Enquanto Rudolph e sua equipe de vendas conseguiam movimentar melhor seus produtos, Adi tinha mais conhecimento técnico e um melhor relacionamento com atletas. No entanto, com a rivalidade entre eles, ambos se esqueceram da Nike, que acabou dominando a indústria de calçados esportivos, deixando-os para trás.
O fim da rivalidade entre as empresas foi simbolizado apenas em 2009, quando funcionários das duas marcas realizaram uma partida amistosa de futebol. Mesmo na morte a rivalidade ficou exposta entre os irmãos, já que ambos foram enterrados no mesmo cemitério, mas em extremidades opostas, ficando o mais longe possível um do outro.

(texto retirado do Terra)