Clássico é clássico e vice-versa? Todos têm o mesmo peso? Qual é o maior do Nordeste? Quais são os maiores clássicos interestaduais? A edição 280 vai durar por um bom tempo porque todas estas perguntas, e muito mais outras, foram respondidas. Inspirados na recente pesquisa feita pelo Blog Pombo Sem Asa, a equipe do 45 Minutos listou o seu top 10 e analisou os maiores (e menores) clássicos do futebol brasileiro.
Ouça agora ou quando quiser:
9′ – 16′ } Apresentação do tema e critérios de escolha das listas
16′ – 25′ } As maiores distorções da lista escolhida pelos 300 jornalistas do país: Remo x Paysandu entre os 10 ou Mixto x Operário entre os 30?
25′ – 28′ } Qual o maior clássico dos estados de menor expressão no futebol nacional?
28′- 32′ } Qual o maior clássico interestadual do país? Bahia x Sport está entre os três?
32′ – 37′ } Por que a maioria dos jornalistas consideram Grêmio x Inter o maior clássico do Brasil?
37′ – 42′ } As listas dos 10 maiores clássicos de cada integrantes do Podcast
44′ – 46′ } A lista final do top 10 de clássicos do Podcast
46′ – 53′ } Por que Flamengo x Vasco é um clássico maior que o tradicional Fla-Flu? A lógica do Rio é a mesma de Pernambuco, para diferenciar Sport x Santa Cruz de Sport x Náutico?
53′- 58′ } Por que Grêmio x Inter é tão mais valorizado que Atlético/MG x Cruzeiro?
58′ – 63′ } Por que Corinthians x Palmeiras é maior que Corinthians x São Paulo? Palmeiras x São Paulo seria uma versão paulista de Santa Cruz x Náutico?
61′ – 71′ } Por que os jornalistas do país colocam Bahia x Vitória acima de Sport x Santa Cruz? Existem razões para inverter esse ranking? Bahia x Sport poderia entrar nessa disputa?
71′ – 74′ } Por que o clássico paranaense Atlético x Coritiba (dois campeões brasileiros) não figura no top 10 nas duas listas?
74′ – 76′ } Remo x Paysandu é maior que Ceará x Fortaleza?
76′ – 85′ } Os maiores clássicos das cidades do interior e os “grandes clássicos pequenos” do futebol brasileiro