PODCAST #453

Com o fim da temporada, o Podcast 45 Minutos inicia sua série de programa especiais para passar 2018 a limpo e entrar na transição para 2019. Neste primeiro programa, selecionamentos os destaques do Nordeste nas principais competições do ano e, a partir daí, aprofundamentos o debate e detalhamos a contextualização histórica de cada campanha.

Copa do nordeste

Analisamos o peso do título do Sampaio Correa em um ano de forte turbulência e pouca visibilidade do torneio regional e projetamos um cenário de reconstrução da competição a partir de 2019.

Copa do brasil

Largando já nas oitavas de final, o Bahia avançou apenas uma fase e foi eliminado pelo Palmeiras – mantendo seu tabu histórico de nunca ter alcançado a semifinal da competição. Em uma edição de desempenho fraco dos clubes do Nordeste, o Náutico fica como exemplo da importância de colher as cotas das quatro primeiras fases. Dinheiro que acabou sendo decisivo para toda a temporada.

sul-americana

Único nordestino a disputar um torneio internacional no ano, o Bahia foi longe na Sul-americana e repetiu a campanha do Sport em 2017 – até então a melhor de um clube da região na competição. Para os tricolores, o contexto da eliminação para o finalista Atlético/PR deixou uma sensação de que era possível pensar no título. Com a vaga garantida para 2019, o Bahia se tornará o recordista regional em participação na Sul-americana e em competições regionais.

série a

Melhor nordestino na Copa do Brasil, Sul-americana e também na Série A, o Bahia recupera o protagonismo da região que vinha com o Sport desde 2014. A permanência na elite somada aos rebaixamentos de Vitória e Sport também levam o Tricolor a assumir a liderança em vários rankings de participação e performance dos clubes do Nordeste no Campeonato Brasileiro.

outras divisões

A impressionante campanha do Fortaleza no título da Série B e o inesperado acesso do CSA são analisados no programa, assim como a inédita conquista da Série D pelo Ferroviário/CE.

geografia das 3 séries

A parte final do programa analisa a diminuição gradual de clubes do Nordeste nas duas principais divisões do futebol nacional. Serão apenas 7 em 2019 – a menor participação em toda a história. E nenhum da região Norte. A consequência está na Série C, com o recorde de 10 clubes nordestinos e mais três nortistas.