PODCAST #599

A temporada 2021 do futebol brasileiro vai começando, enquanto que a Série A de 2020 chega ao seu fim. Na Primeira Divisão, os quatro nordestinos resistiram e escaparam do rebaixamento. Neste Podcast Raiz, é debatido se esse panorama consolida um novo G4 na região, e como as mudanças da Primeirona podem torná-la – talvez – mais fácil neste ano. Ainda mais, como se desenha a briga pela última vaga da Sul-Americana na 38ª rodada do atual campeonato, entre Sport, Bahia e Fortaleza. 

Nas divisões inferiores, a Série B terá a sua edição mais difícil desde que foi criada. Vasco, Botafogo, Goiás e Coritiba se juntam a Cruzeiro, Vitória, Náutico, CSA, CRB, Guarani e outras camisas de peso na Segundona. Um cenário totalmente indefinido de se prever o acesso dos times grandes do eixo do país.

Na Série C, menos times do Nordeste fazem parte da competição e, apesar de um cenário relativamente tranquilo para o Santa Cruz buscar o avanço de fase, o quadrangular final promete ser ainda mais complicado do que foi o desta temporada. 

Por último, os estaduais ganham um peso diferente, ainda mais com a mudança do ranking da CBF, onde o Ceará ultrapassou Pernambuco entre as federações. Isso gerou uma vaga a menos para PE na Copa do Nordeste e Copa do Brasil, gerando uma preocupação maior para Santa Cruz – principalmente – e Náutico. Ouça agora ou quando quiser.